Faculdade Christus

Faculdade Christus



Christus Online

Campus Dom Luís

Avenida Dom Luís, 911
Fone: (85) 3457-5300

Campus Parque Ecológico

Rua João Adolfo Gurgel, 133
Fone: (85) 3265-8100

Campus Dionísio Torres

Rua Israel Bezerra, 630

Campus Benfica

Rua Princesa Isabel, 1920
Fone: (85) 3214-8770

Banner

Medicina


Objetivos - Medicina

Objetivos Gerais



O Curso visa à formação geral do aluno em Medicina, capacitando-o para:

  • Adquirir visão humanística, postura ética, compromisso com a cidadania e senso de responsabilidade social;
  • Promover a valorização da bioética no campo da medicina;
  • Adquirir preparo para compreender os indivíduos e as comunidades da região, e intervir sobre as suas necessidades de saúde, em situação social específica, com o objetivo de reduzir os danos e ampliar a autonomia social;
  • Ter conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que possa atuar como médico com formação geral, apto a promover a saúde, prevenir e tratar a doença e reabilitar a incapacidade;
  • Dar resolutividade para os principais problemas de saúde da população



Objetivos Específicos



Formar médicos generalistas habilitados para:

• responder de forma contínua e racionalizada à demanda organizada ou espontânea pelos serviços de Saúde da Família, na comunidade, no domicílio e no acompanhamento ao atendimento nos serviços de referência ambulatorial ou hospitalar;

• entender da saúde individual inserida em um contexto sócio-econômico de uma determinada população;

• exercer técnicas efetivas para o gerenciamento dos problemas de saúde dos pacientes e da população;

• trabalhar em equipe e atuar para a melhoria da saúde da população;

• desenvolver movimentos para a construção de marcos conceituais e teóricos cujos delineamentos estejam de acordo com a realidade nacional, com enfoque de família e coletividade, em que a relação saúde-doença, contexto social e desenvolvimento humano, ética e humanismo e participação social sejam os pilares fundamentais;

• desenvolver prática baseada em evidências;

• identificar os problemas de saúde prevalentes e situações de risco aos quais a população está exposta;

• atuar em sintonia com o perfil epidemiológico regional;

• aprender a aprender continuamente;

• desenvolver ações educativas e intersetoriais para o enfrentamento dos problemas de saúde identificados.

Dados Gerais - Medicina

Duração do Curso:
12 (doze) semestres

Turno:
Manhã e Tarde

Grau:
Bacharel

Coordenação:
Prof. Dr. Antonio Ribeiro da Silva Filho

Doutorado em Anatomia

Fone: 3265-8100 (ramal 4322)

abem


Estrutura Curricular - Medicina

ESTRUTURA CURRICULAR - MODULAR

 

1ª série
Módulos Verticais

Genética e Embriologia

Homeostasia e Respostas às Agressões

Iniciação à Medicina Baseada em Evidências

Integração dos Sistemas Humanos I

Integração dos Sistemas Humanos II

Integração dos Sistemas Humanos III

Módulos Horizontais

Comunicação, Habilidades e Atitudes – CHA I

Comunicação, Habilidades e Atitudes – CHA II

Integração, Serviço, Ensino e Comunidade – ISEC I

Integração, Serviço, Ensino e Comunidade – ISEC II

 

2ª série
Módulos Verticais

Integração dos Sistemas Humanos IV

Integração dos Sistemas Humanos V

Integração dos Sistemas Humanos VI

Integração dos Sistemas Humanos VII

Ortopedia e Traumatologia

Intoxicação e Meio Ambiente

Eletivo

Módulos Horizontais

Comunicação, Habilidades e Atitudes – CHA III

Comunicação, Habilidades e Atitudes – CHA IV

Integração, Serviço, Ensino e Comunidade – ISEC III

Integração, Serviço, Ensino e Comunidade – ISEC IV

 

3ª série
Módulos Verticais

Concepção e Formação do Ser Humano

Eletivo

Interação com o Meio Ambiente

Integração dos Sistemas Humanos VIII

Nascimento, Crescimento, Desenvolvimento

Percepção, Consciência e Emoção

Processo de Envelhecimento

Módulos Horizontais

Comunicação, Habilidades e Atitudes – CHA V

Comunicação, Habilidades e Atitudes – CHA V

Integração, Serviço, Ensino e Comunidade – ISEC V

Integração, Serviço, Ensino e Comunidade – ISEC VI

 

4ª série
Módulos Verticais

Eletivo

Vivência – Clínica I

Vivência – Clínica II

Vivência – Clínica III

Vivência – Clínica IV

Vivência – Clínica V

Vivência – Clínica VI

Módulos Horizontais

Comunicação, Habilidades e Atitudes – CHA VII

Comunicação, Habilidades e Atitudes – CHA VIII

Integração, Serviço, Ensino e Comunidade – ISEC VII

Integração, Serviço, Ensino e Comunidade – ISEC VIII

 

5ª série
Módulos

Saúde do Adulto 1

Saúde Materno-Infantil 1

Eletivo

 

6ª série
Módulos

Saúde do Adulto 2

Saúde Materno Infantil 2

Emergência e Trauma

Eletivo



Coordenador
Prof. Dr. Antonio Ribeiro da Silva Filho
Doutorado em Anatomia
Fone: 3265-8122


Corpo Docente - Medicina

DOCENTE TITULAÇÃO CURRICULUM LATTES
Acrísio Sales Valente Doutorado Mais informações
Adriana Parahyba Barroso Especialista Mais informações
Alessandra Marques dos Santos Especialista Mais informações
Alexander Amaral Medeiros Doutorado Mais informações
Alexandre Melo Karbage Especialista Mais informações
Ana Amélia Reis Jereissati Especialista Mais informações
Ana Lúcia do Rego Rodrigues Costa Mestrado Mais informações
Ana Paula Ximenes Alves Doutorado Mais informações
Anaiara Lucena Queiroz Especialista
Anamaria Cavalcante e Silva Doutorado Mais informações
André Luís Coutinho de Araújo Macêdo Livre-docência Mais informações
Andréa Tavares Barbosa Especialista Mais informações
Antônio Eusébio Teixeira Rocha Mestrado Mais informações
Antônio Luiz Carneiro Jerônimo Mestrado Mais informações
Antônio Miguel Furtado Leitão Especialista Mais informações
Antônio Ribeiro da Silva Filho Pós-Doutorado Mais informações
Arnaldo Aires Peixoto Júnior Mestrado Mais informações
Bráulio Matias de Carvalho Mestrado Mais informações
Camila Teles Franco da Silveira Albuquerque Mestrado Mais informações
Carlos Artur da Costa Moraes Mestrado Mais informações
Carlos Eduardo Barros Jucá Doutorado Mais informações
Carlos Nobre Rabelo Júnior Doutorado Mais informações
Catarina Brasil D’Alva Rocha Doutorado Mais informações
Célio Vidal Pessoa Especialista Mais informações
Charles Jean Gomes de Mesquita Mestrado Mais informações
Cláudia Maria Costa de Oliveira Doutorado Mais informações
Cláudio Maurício Muniz Rodrigues Mestrado Mais informações
Cristiano Walter Moraes Rola Junior Especialista Mais informações
Cristina Figueiredo Sampaio Façanha Mestrado Mais informações
Daniel Sarquis Gonzalez Braga Especialista Mais informações
Daniel Souza Lima Especialista Mais informações
Danielle Maia Holanda Dumaresq Mestrado Mais informações
Débora Cabral Coutinho Libório Doutorado Mais informações
Débora Castelo Branco de Souza Collares Maia Pós-Doutorado Mais informações
Delano José Macêdo Leite Especialista Mais informações
Dirlene Mafalda Ildefonso da Silveira Mestrado Mais informações
Edson Lopes da Ponte Mestrado Mais informações
Elsie Sobreira Kubrusly Doutorado Mais informações
Estefânia Mota Araripe Pereira Mestrado Mais informações
Everardo de Macedo Guanabara Mestrado Mais informações
Fabiana Maria Lustosa Martins Coretti Mestrado Mais informações
Fabrício de Maicy Bezerra Mestrado Mais informações
Farley Janusio Rebouças Valentim Mestrado Mais informações
Francisco Albano de Meneses Mestrado Mais informações
Francisco Daniel de Sousa Especialista
Francisco das Chagas Medeiros Doutorado Mais informações
Francisco Edson Ximenes Gomes Pereira Especialista Mais informações
Francisco Ferreira Filho (Dr. Ferreirinha) Especialista
Francisco Julião Moreira Barreto Cavalcante Especialista Mais informações
Francisco Roberto Neves Sólon Especialista Mais informações
Frederico Augusto de Lima e Silva Mestrado Mais informações
Galba Lobo Júnior Especialista
Gardênia Costa do Carmo Especialista Mais informações
George Chaves Nunes Especialista Mais informações
Gilson Holanda Almeida Doutorado Mais informações
Gleydson César de Oliveira Borges Mestrado Mais informações
Grijalva Otávio Ferreira da Costa Mestrado Mais informações
Helder Bezerra Especialista Mais informações
Helena Maria Barbosa Carvalho Doutorado Mais informações
Hermano José Sales Rocha Mestrado Mais informações
Iusta Caminha Mestrado Mais informações
João Aragão Ximenes Filho Pós-Doutorado Mais informações
João Erivan Façanha Barreto Mestrado Mais informações
Joaquim José de Lima Silva Mestrado Mais informações
Jocileide Sales Campos Doutorado Mais informações
José Alberto Dias Leite Doutorado Mais informações
José Christian Machado Ximenes Doutorado Mais informações
José Ivamberg Nobre de Sena Doutorado Mais informações
José Napoleão Tavares Parente Mestrado Mais informações
José Nivon da Silva Mestrado Mais informações
José Otho Leal Nogueira Especialista
José Saraiva Barbosa Filho Especialista Mais informações
José Wilson Mourão de Farias Mestrado Mais informações
Joseane Marques Fernandes Mestrado Mais informações
Joseleda Aguiar Pinto Especialista Mais informações
Josias Martins Vale Especialista Mais informações
Joyce Rodrigues Façanha Especialista Mais informações
Juliana Custódio Lima Especialista Mais informações
Kelma Maria Souza Bastos Doutorado Mais informações
Keylla Márcia Menezes de Souza Mestrado Mais informações
Leandro Lage Rocha Especialista Mais informações
Leiria de Andrade Neto Especialista Mais informações
Leo Pires Cortez Especialista Mais informações
Leonardo de Oliveira Cavalcante Mestrado Mais informações
Lia Fernandes Alves de Lima Mestrado Mais informações
Licia Borges Pontes Mestrado Mais informações
Luciana Maria Pereira de Oliveira Mestrado Mais informações
Luciana Auxi Teixeira Josino da Costa Especialista Mais informações
Luciano Pamplona de Góes Cavalcante Doutorado Mais informações
Luciano Silveira Pinheiro Doutorado Mais informações
Lúcio Côrtes dos Anjos Mestrado Mais informações
Lúcio Ricardo Leite Diniz Doutorado Mais informações
Luis Gonzaga Moura Xavier Especialsita
Luiz Eduardo Garcia Galvão Especialista
Maiza Colares de Carvalho Mestrado Mais informações
Manoel Cláudio Azevedo Patrocínio Doutorado Mais informações
Manoel Pedro Guedes Guimarães Especialização Mais informações
Marcelo Jorge Jacó Rocha Doutorado Mais informações
Marcelo José Cortez Bezerra Mestrado Mais informações
Marcos Antônio Alves Mestrado Mais informações
Marcos Kubrusly Doutorado Mais informações
Maria Cláudia de Azevedo Leitão Mestrado Mais informações
Maria de Lourdes Caltabiano Magalhães Mestrado Mais informações
Maria Denise Fernandes Carvalho Doutorado Mais informações
Maria do Livramento Leitão Vilar Doutorado Mais informações
Maria Gurgel de Magalhães Mestrado Mais informações
Maria Helane Costa Gurgel Mestrado Mais informações
Maria Luzete Costa Cavalcante Doutorado Mais informações
Maria Teresa Marcílio Santos Rocha Especialização Mais informações
Mayra Isabel Correia Pinheiro Mestrado Mais informações
Melissa Soares Medeiros Doutorado Mais informações
Miguel Nasser Hissa Doutorado Mais informações
Norma Selma Santos Costa Doutorado Mais informações
Olga Vale Oliveira Machado Mestrado Mais informações
Paulla Vasconcelos Valente Mestrado Mais informações
Paulo Marcelo Adeodato Accioly Especialista
Randal Pompeu Ponte Especialista Mais informações
Raquel Pessoa de Carvalho Especialista Mais informações
Regina Coeli Marques de Carvalho Mestrado Mais informações
Regina Lúcia Portela Diniz Doutorado Mais informações
Renata Amaral de Moraes Especialista Mais informações
Renata Cunha Lima Rodrigues Especialista Mais informações
Renata Maria Araújo Pinto Mestrado Mais informações
Ricardo Victor Soares Pereira Especialista Mais informações
Roberto Libório Feitosa Especialista Mais informações
Rochelle Pinheiro Ribeiro Mestrado Mais informações
Rosiane Alves de Sousa Teles Mestrado Mais informações
Sâmia Mustafa Aguiar Mestrado Mais informações
Sheila Márcia de Araújo Fontenele Doutorado Mais informações
Simone Castelo Branco Fortaleza Mestrado Mais informações
Tatiana Fernandes de Castro Reinaldo Especialista Mais informações
Tereza de Jesus Pinheiro Gomes Bandeira Doutorado Mais informações
Terezinha de Jesus Teixeira Santos Doutorado Mais informações
Tulius Augustus Ferreira de Freitas Mestrado Mais informações
Veruschka Siqueira Teixeira Especialista Mais informações
Vitor Nogueira Araújo Especialista
Weber Cláudio Mourão Especialista Mais informações
Weiber Silva Xavier Especialista Mais informações
Wládia Guimarães Pereira Nogueira Mestrado Mais informações

 

Coordenação:
Prof. Dr. Antônio Ribeiro da Silva Filho
Doutorado em Anatomia -Mais informações
Fone: 3265-8122


Perfil Profissional - Medicina

O médico formado pela Faculdade Christus deverá:


• Estar preparado para agir com eficiência nas situações de iminente risco de vida;

• Estar capacitado a atuar, no processo de saúde-doença, em seus diferentes níveis de atenção;

• Ter senso de responsabilidade social e postura humanística;

• Ser promotor da saúde integral do ser humano;

• Ter visão crítica, espírito investigativo e autonomia na busca do conhecimento;

• Ser generalista, crítico e reflexivo;

• Ter ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência;

• Ter compromisso com a ética e com a cidadania;

• Estar preparado para solucionar os problemas de saúde mais prevalentes;

Concepção do Curso - Medicina

As instituições de ensino superior têm sido estimuladas a transformarem-se em direção a um ensino que valorize a eqüidade e a qualidade da assistência e a eficiência e relevância do trabalho em saúde. No caso específico da educação médica, a mudança significa formar médicos com habilidades adequadas às exigências da carreira profissional, a serem exercidas com responsabilidade e curiosidade científica, que lhes permita recuperar a dimensão essencial do cuidado: a relação entre humanos. Desde o início do século XX, o ensino de Medicina experimentou diversas propostas de reforma, entre as quais destaca-se a que teve maior influência na América Latina e no Brasil: a reforma Flexner, que foi decorrente de estudo de Flexner publicado em 1910 sendo uma reforma "cientificista", que propõe uma reconfiguração da prática educacional das escolas médicas essencialmente como uma capacitação técnica, cientificamente fundamentada.

Ainda hoje as escolas médicas fazem uso, muitas vezes acriticamente, dos parâmetros educacionais datados de 1910.

Na década de 1950, o ensino médico sinalizou uma retomada na busca por mudanças, com o pioneirismo de John Dewey e seus aprendizes da Case Western Reserve University, com métodos de ensino-aprendizagem que atualmente servem como base para a estratégia pedagógica inovadora centrada no estudante e baseada na resolução de problemas, utilizada com sucesso em inúmeras escolas médicas de todo o mundo, inclusive no Brasil.

Ações organizadas visando à formação de médicos de família já apontavam para um movimento mais amplo, de expressão reivindicatória de justiça social, em busca do aprimoramento e expansão da atenção primária de saúde, que teve como máxima a Declaração de Alma-Ata ( Declaração de Alma-Ata . Conferência Internacional sobre cuidados primários de saúde; realizada de 6-12 de setembro 1978 na cidade de Alma-Ata / Cazaquistão). Reforça-se, então, a noção de que para o atendimento das urgentes reivindicações faz-se necessário elaborar novas estratégias curriculares, visando um ensino centrado no aluno.

Esta mudança de paradigma que promove o ensino centrado no aluno faz eco aos quatro pilares do conhecimento, citados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI (DELORS, 1999), que foram lembrados como expressão síntese da compreensão das dimensões do processo de ensino/aprendizagem:

• aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão;

• aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

• aprender a viver junto, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;

• aprender a ser, via essencial que integra os três precedentes.

Nesta concepção, as metodologias ativas são ferramentas essenciais para alcançar o que se considera o elemento central, ou seja, o sujeito ativo, crítico, capaz de transformar e ser transformador de seu contexto. Assim, as técnicas de ensino, traduzidas pelas formas de condução do processo devem ser técnicas que permitam trabalhar a representação do conjunto das questões, que exercitem a comunicação, o trabalho em equipe, os contatos que se fazem, formas de convivência do e com o diferente.

Para se atingir os resultados esperados, outro ponto fundamental para os processos de mudança tem sido a parceria dos serviços de saúde com a comunidade, que muito tem contribuído para abrir o mundo da academia ao mundo do trabalho e abrir os dois (academia e trabalho) ao mundo de atenção e do papel dos vários sujeitos na produção da saúde.

O trabalho realizado na área da saúde se configura por meio do processo de produção das relações entre os cuidadores e o usuário final que, com suas necessidades particulares de saúde, dá aos profissionais a oportunidade de tornar públicas suas distintas intencionalidades, no cuidado da saúde, tornando-se responsáveis pelos resultados da ação cuidadora.

A pedagogia da interação supera, com vantagens, a pedagogia da transmissão passiva de conhecimentos utilizada nos métodos tradicionais de ensino, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo de atitudes, conhecimentos e habilidades dos estudantes. Facilita a estes o desenvolvimento dos seus próprios métodos de estudo, ensinando-os a selecionar criticamente os recursos educacionais mais adequados, trabalhar em equipe e aprender a aprender.

O currículo adotado contempla, com pensamento emancipatório, a atuação do futuro médico em novos cenários, preparando-o para as possíveis mudanças que vão acontecer. Em função desses novos cenários deverão formar-se profissionais com capacidades criativas, e não meramente reprodutivas, e de investigação/pesquisa científica para enfrentar e resolver problemas.

A Unichristus decidiu-se por uma tendência educacional contemporânea, posicionando-se favorável a um processo de aprendizado mais ativo, capaz de estimular a "troca de informações entre professores e alunos" e entre os próprios alunos, estimulando a criatividade e levando-os a desenvolver a habilidade de reagir às novas situações que, de maneira concreta, serão impostas pela prática profissional.

A Unichristus adotou o Projeto Pedagógico centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e no professor como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, enfocando o aprendizado baseado em problemas e orientado para a comunidade.

Dentro da concepção de um currículo centrado no estudante e voltado para a comunidade, foi que desenhamos a nossa proposta pedagógica de Aprendizagem Ativa Centrada no Estudante Desenvolvendo Competências, Atitudes e Habilidades (ACEDECAH), na qual temos o ensino majoritariamente integrado, em que é eliminada a precedência cronológica do ciclo básico, servindo as áreas básica e clínica como retaguarda e referência para a busca dos conhecimentos para a solução de problemas, sem estruturação em disciplinas.



Esta proposta está baseada em dois conceitos:






    

 

 

Nossos Cursos



Fale Conosco

Para outras informações: